17/11/2022

10:15

No intuito de incentivar a leitura, a Contato Internet disponibiliza a seus colaboradores o acesso a livros de assuntos diversos, em sua sede, em Araranguá (SC). O cantinho da leitura fica no espaço de convivência da empresa e os trabalhadores podem levar obras para casa por meio do sistema de empréstimo. São 219 títulos nas áreas da saúde, espiritualidade, educação, autoajuda e romance à disposição dos profissionais.


A estante reúne obras como “Comer, Rezar, Amar”, de Elizabeth Gilbert; 
"Um Dia Daqueles", de Bradley Trevor Greive; "As Cinco Linguagens do Amor", de Gary Chapman, entre outros exemplares. A iniciativa da biblioteca partiu da proprietária, Marlise de Souza Pereira.


O acervo é composto por doações e empréstimos de livros de colaboradores e clientes. E o serviço é organizado pelo responsável pelo Departamento Pessoal, Diogo da Silva. Além de oferecer opções de leitura, a empresa indica obras em seu grupo no WhatsApp para os trabalhadores. 


Para o colaborador do setor de Relacionamento, William Madeira Vitorio, a existência de um local na empresa que estimula a leitura é muito benéfica para os trabalhadores. Um dos livros que o rapaz já pegou emprestado do acervo é o título "Desvendando os segredos da linguagem corporal", de Allan e Barbara Pease.


"Ter uma biblioteca hoje dentro do ambiente de trabalho é muito bom; isso porque me sinto instigado a ler algo e vejo como um comportamento que a empresa valoriza, pois dá a oportunidade que isso aconteça trazendo o acesso aos livros da biblioteca. Eu particularmente já gosto bastante de ler, fico ainda mais motivado em procurar uma capacitação através do livros que a empresa fornece e até mesmo de aproveitar o meu horário de lazer para ler aqueles que estão disponíveis e não tem correlação com o trabalho. Eu adoro estudar o comportamento humano e achei um livro muito bacana na biblioteca que fala justamente sobre isso, li e achei incrível. É muito legal ter acesso a essa possibilidade em meu ambiente de trabalho", ressalta o jovem.
 

Já a colaboradora Bárbara Pereira Dom, colega de William, indica a obra escrita por Stanley Rosner e Patricia Hermes. "O Ciclo da Autossabotagem: este é um dos últimos livros que li da biblioteca da empresa. A autossabotagem é agir contra si mesmo e o livro fala sobre como identificar comportamentos e ciclos autodestrutivos, como criação dos filhos, separação dos pais na infância, e términos de relacionamento que afetam as relações pessoais ao longo da vida. Um dos ensinamentos que tive lendo o livro é que é muito importante estar atento às ações, pensamentos, e ao que aconteceu durante minha vida, pois somente assim conseguirei identificar estes ciclos autodestrutivos que me sabotam. Muitas vezes agimos de forma automática e nem percebemos que estamos tendo ações destrutivas, seja com a família, no relacionamento, no trabalho, ou com nós mesmos", explica a jovem.