Doação de Sangue, Um Gesto de Conscientização e Solidariedade - Contato
Abrir menu

24/11/2021

18:37

Região Sul - Doar sangue é um gesto de conscientização e solidariedade. Neste dia 25, comemora-se o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue e, na Contato Internet, essa importante causa é incentivada.

 
Na empresa, os colaboradores são estimulados a se tornarem doadores por meio de campanhas internas e visitas programadas ao Hemosc de Criciúma. Por causa dessas ações, a Contato recebeu até um reconhecimento do Lions Clube por seu incentivo à doação, em 2015.
 
Confira o depoimento de colaboradores que são doadores:
 
"Ser doadora de sangue é fazer o bem sem olhar a quem; é saber que, de uma forma tão simples, eu dei mais esperança de vida a alguém. É muito gratificante saber que, por um simples ato de amor, muitas pessoas podem ser beneficiadas!". (Consultora Thaynara de Souza Rosa)

"Sou doador voluntário há alguns anos; para mim, é um simples gesto que pode ajudar a salvar vidas, sabendo que minha doação pode salvar mais de uma pessoa. Quando doamos sangue, fornecemos um produto essencial para sobrevivência de alguém." (Técnico de instalação, Elitom Nasario Januario)
 
"A doação é um ato de solidariedade; na situação atual que nos deparamos, na pandemia, precisamos, agora mais do que nunca, da doação voluntária, pelo simples fato de que essa doação pode salvar vidas." (Técnico de Rede Interno, Gilsonei da Silva
 
"Comecei a doar devido à minha crença, pois acredito que é uma forma de demonstrar amor pelo próximo. Pode ser que, através desse ato, que não dói e nem leva muito tempo, a vida de uma pessoa seja salva! Os hospitais sempre estão precisando de sangue em estoque que são usados em diversos procedimentos e, sabendo que consigo ajudar, não existe motivo para não doar." (Técnico de Suporte de TI - Aprendiz, Muriel Ricardo Ramos Andrigueto)
 
Quem pode doar sangue – Requisitos Básicos:

- Estar em boas condições de saúde;
- Ter idade entre 16 e 69 anos; 
- Doadores com idade de 16 e 17 anos de idade são aceitos para doação mediante a presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal; 
- O limite de idade para primeira doação é de 60 anos; 
- Pesar, no mínimo, 50 kg (com desconto de vestimentas); 
- Apresentar documento de identidade com foto, emitido por órgão oficial: RG, carteira profissional, carteira de motorista, etc. 
- Ter repousado bem na noite antes da doação -  (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).  
- Evitar o jejum. Fazer refeições leves e não gordurosas, nas quatro horas que antecedem a doação;

 
Impedimentos Temporários:

- Uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas;

- Gravidez;

- Resfriado: aguardar 7 dias após desaparecimento dos sintomas;

-  Tatuagem / maquiagem definitiva nos últimos 12 meses;

- Vacina contra gripe: por 48 horas;

- Cirurgia odontológica com anestesia geral: por 4 semanas.

Impedimentos Definitivos:

- Hepatite após os 11 anos de idade.

- Hepatite B ou C

- Hepatite por Medicamento: apto após a cura e avaliado clinicamente 

- Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas.

- Uso de drogas ilícitas injetáveis.

- Malária.

Se você já é doador, atenção com os intervalos entre as doações:

- Homens - 60 dias (máximo de quatro doações nos últimos 12 meses).

- Mulheres - 90 dias (máximo de três doações nos últimos 12 meses).

*Confira os requisitos completos em Pró-Sangue/Hemocentro de SP - http://www.prosangue.sp.gov.br/artigos/requisitos_basicos_para_doacao.html