Jovem Aprendiz: Programa Insere Estudantes no Mercado de Trabalho - Contato
Abrir menu

09/04/2021

11:28

O programa Jovem Aprendiz é a porta de entrada de muitos estudantes para o mercado de trabalho. Essa ação contribui para que os alunos aprendam na teoria e na prática sobre como é o dia a dia de uma empresa, ficando mais preparados para seus futuros empregos e para a vida.
 
Há cinco jovens que trabalham na Contato Internet, por meio da parceria com o Centro de Integração Empresa - Escola de Santa Catarina (CIEE)Giullia Maria Januario Rabenschlagg, Eduardo Camilo Antunes, Natália Bonetti Joaquim, Igor D. Piovezan e Patryck Reinehr são os aprendizes da empresa.
 
E no próximo dia 24, celebra-se o Dia do Aprendiz. Por isso, alguns dos estudantes desse importante programa comentam sobre suas experiências na Contato. Confira:
 
Igor - "Olá, me chamo Igor D. Piovezan, eu tenho 16 anos e estou trabalhando como Jovem Aprendiz. Este é meu segundo emprego, e trabalhar na Contato está sendo uma experiência incrível, é uma honra fazer parte do time de colaboradores desta empresa. Decidi trabalhar na Contato quando recebi a informação de vaga através do CIEE, e tive a oportunidade de ingressar como Jovem Aprendiz".
 
Giullia - "Trabalhar na Contato para mim foi uma grande oportunidade, aprendi a me comunicar melhor com outras pessoas, cresci muito como pessoa e, principalmente, profissional. Hoje tenho uma mentalidade totalmente diferente, mais experiente e madura. Só tenho a agradecer, sempre levarei comigo tudo que aprendi na empresa e ainda vou aprender, aprimorando ainda mais".
 
Eduardo - "Estou na Contato desde janeiro de 2020; trabalhar na Contato está sendo uma experiência muito boa, estou aprendendo muitas coisas que vou levar daqui para minha vida, estou me desenvolvendo como pessoa e como profissional".

 
Natália - "Iniciei minha busca dentro do mercado de trabalho bem nova. Assim que completei meus 14 anos, já fui fazer minha carteira de trabalho. Pensava que seria muito fácil encontrar um emprego, mas com o tempo, percebi que não era bem assim que funcionava. Fiquei quase um ano na plataforma do CIEE - Centro de Integração Empresa Escola, até que, se bem me lembro, em dezembro de 2019, encontrei uma vaga no site. Inicialmente eu não sabia para qual empresa era essa vaga, mas era minha primeira oportunidade de emprego, estava confiante que seria em um lugar bom, e eu estava certa. Assim que cheguei ao CIEE com meu currículo e sem nenhuma experiência, fui informada que era uma vaga na Contato Internet. Fiquei bem contente, afinal, era uma empresa grande e conhecida, uma oportunidade ótima, mas também fiquei insegura por conta da concorrência; já que era uma vaga boa, logicamente era disputada. No mesmo dia, deixei meu currículo na empresa e, alguns dias depois, fui chamada para uma entrevista. Inclusive uma das pessoas que participou da minha entrevista de emprego é o meu atual gerente. No dia seguinte, já fui chamada - eu com meus 14 anos ainda, super alegre por ter conseguido uma oportunidade dessas, levei meus documentos e, em janeiro, já estava assinando meu contrato. Fui muito bem recebida na empresa por meus colegas, mas como em qualquer outro lugar novo, levei um tempinho para me adaptar, mas nada que uma ou duas semanas não resolvessem. Hoje em dia já estou na Contato há cerca de um ano e três meses, e fico muito agradecida por terem me dado essa oportunidade de crescer em meio às pessoas da empresa, o que me trouxe mais responsabilidade e confiança, e me abriu diversas portas durante esse caminho. Consegui conquistar diversas coisas que eu desejava, e várias amizades. Sou muito grata". 
 
Sobre o Programa Jovem Aprendiz

O Jovem Aprendiz é um programa criado para o cumprimento da Lei 10.097/00, que estabelece cota obrigatória para a profissionalização de adolescentes e jovens na própria empresa. O programa abrange empresas de médio e grande porte.

Como funciona?

O CIEE compartilha com as empresas a implantação do programa de aprendizagem, oferecendo capacitação, avaliação periódica, acompanhamento com o gestor na empresa e com a família. Ao final do curso, confere o certificado de aprendizagem profissional aos jovens.

Quem pode ser aprendiz?

Jovens com idade entre 14 e 24 anos incompletos que estejam estudando nos ensinos Fundamental, Médio ou Técnico.