Na quinta-feira, dia 19, a Contato Internet recebeu a visita da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Araranguá, que realizou uma palestra sobre a importância da prevenção tanto do câncer de mama quanto o de colo do útero.
Durante o mês, a Rede promoveu uma série de ações no município com foco no diagnóstico precoce e na realização de exames frequentes. Na empresa, a presidente da entidade, Marta Dias; a psicóloga Janaina Cibien, e a voluntária, a professora aposentada Maria Felisbino, conversaram com as colaboradoras da Contato sobre esses temas de extrema relevância. Um café foi servido para as participantes da ação e também foram distribuídos panfletos informativos.
Marta explicou que a entidade não tem fins lucrativos e promove campanhas de conscientização e prestação de serviços, além do acolhimento de mulheres que descobriram o câncer. Entre as atividades estão a doação de cestas básicas; obtenção de remédios, além do atendimento com psicóloga e sessões de Reiki. Ações como pedágio e venda de camisetas são organizadas para custear o trabalho realizado.
"A Rede Feminina tem 33 anos e presta um serviço bem importante para a nossa comunidade", ressaltou a representante, que lembrou que cuidar da saúde deve ser prioridade para todos. "O que é a prevenção: você fazer os exames, nunca deixe de fazer, tanto o preventivo quanto a mamografia. A prevenção é tudo", salientou Marta.
E Janaina contou que a entidade acompanha a paciente desde a descoberta, passando pelos estágios de negação até a aceitação da doença, destacando a importância de se realizar o tratamento médico e ter esse atendimento psicológico também.
Segundo a profissional, a Rede está aberta ao voluntariado. A organização tem entre 12 e 15 voluntários e as pessoas podem colaborar com doações, tempo e com a realização de atividades que saibam fazer. "Usar a empatia, olhar para o outro no dia a dia com certeza faz a diferença", ressaltou a psicóloga.
Já Maria contou sobre sua jornada de enfrentamento ao câncer de mama; a docente fez o tratamento de quimioterapia e radioterapia e segue acompanhando com o médico. E a participação da Rede em sua luta foi muito importante, já que a professora relembrou a troca de experiências com outras mulheres. "Fomos só para conhecer a Rede e de lá não saímos mais", recordou, contando que o apoio do esposo e da família foi fundamental em todo esse processo.
Antes da palestra da entidade, a estudante da 8ª fase do curso de Psicologia da Unesc, Érica Rodrigues, falou sobre saúde mental no evento. A acadêmica está realizando um estágio na Contato e organizou uma dinâmica entre as participantes, pedindo para que cada uma delas indicasse as cinco pessoas mais importantes em suas vidas. A ideia era reforçar que só é possível cuidar do próximo valorizando-se antes de tudo. "A gente precisa se lembrar de nos colocarmos como prioridade", ponderou Érica.
A assistente de marketing e vice-presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Contato, Bárbara Pereira, explicou que essa iniciativa incentiva a preocupação das trabalhadoras com a própria saúde. "Ontem realizamos uma palestra em nossa empresa em apoio ao Outubro Rosa, com a participação de uma instituição dedicada à luta contra o câncer de mama. Ficamos orgulhosos em promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce e do apoio às pessoas afetadas por essa doença. Além disso, isso cria uma cultura empresarial mais humanizada e envolvente, contribuindo para o bem-estar de nossas colaboradoras", salientou Bárbara.
Mais informações sobre a Rede
A sede da entidade está localizada no Edifício Katiussi, 252, na sala 12, no Centro. O telefone para contato é (48) 9.9985-6429. O trabalho da entidade pode ser acompanhado no perfil @rfcc_ararangua, no Instagram.