Kauan, que trabalha no setor de Instalação, conta que a Contato é a primeira empresa onde atuou por meio da iniciativa. "Pelo fato de ser realmente meu primeiro emprego como aprendiz, é algo muito novo e várias coisas me dão mais conhecimentos dentro da respectiva área; atualmente estou no 2º ano do Ensino Médio e estudo na Escola Professora Maria Garcia Pessi", conta o rapaz.
O estudante Lucas, que trabalha no setor de Estoque, gosta bastante de trabalhar na empresa. "Atualmente esse está sendo meu primeiro trabalho como Jovem Aprendiz, mas antes já trabalhei como estagiário; trabalhar na Contato está sendo muito bom, pessoas super legais e vários benefícios bons. Eu estudo no 2º ano do Ensino Médio na Escola Maria Garcia Pessi", comenta o garoto.
Brenda, também do Comercial, está aprendendo bastante. "Estou cursando o Terceiro Ano do Ensino Médio na Escola de Educação Básica de Araranguá, e esse é o meu primeiro serviço como Jovem Aprendiz, e eu estou gostando bastante. E acredito que essa vaga é uma oportunidade de evoluir o lado profissional tanto quanto o pessoal", ressalta a estudante.
A gerente do setor Financeiro, Jaira Mateus Feliciano, destaca o quanto é benéfica para o estudante essa oportunidade em sua trajetória pessoal e profissional. "Um aprendiz pode aproveitar esta experiência de trabalho para desenvolver as relações interpessoais, melhorar ou adquirir habilidades, como a de trabalhar em equipe, que é uma vantagem do bom profissional, mas sobretudo, ao Jovem Aprendiz, são apresentados os valores de uma empresa, sua cultura, uma lição valiosa que, se bem aproveitada, ajuda a formar não só um bom profissional, mas também um ser humano de valor", ressalta a gestora.
Sobre o Programa Jovem Aprendiz
O Jovem Aprendiz é um programa criado para o cumprimento da Lei 10.097/00, que estabelece cota obrigatória para a profissionalização de adolescentes e jovens na própria empresa. O programa abrange organizações de médio e grande porte.
Quem pode ser aprendiz?
Os jovens precisam estar na faixa etária de 14 a 24 anos incompletos, exceto no caso de pessoas com deficiência, quando não há limite de idade, e estar cursando ou ter terminado o Ensino Básico/Médio.