23/03/2023

15:40

Na tarde de quarta-feira, dia 22, os colaboradores da Contato InternetAna Maria Leandro e César Souza, visitaram o Hemosc de Criciúma para doar sangue. Na empresa, os trabalhadores são estimulados a se tornarem doadores por meio de campanhas internas e visitas programadas ao hemocentro. A Contato recebeu até um reconhecimento do Lions Clube por seu incentivo à doação, em 2015.
 
A auxiliar de serviços gerais da empresa é doadora há 26 anos e seu tipo de sangue é muito importante, pois é O negativo, doador universal. Ana também é doadora de medula óssea. "Essa foi a minha primeira doação do ano. E eu quero doar três vezes esse ano", conta Ana.

Essa é a quantidade de doações que uma mulher pode fazer anualmente. A profissional revela que o bem que um doador proporciona ao próximo é a sua maior recompensa. "Dá um friozinho na barriga, mas você poder salvar uma vida, é nisso que eu penso", comenta a colaboradora.
 
Já o auxiliar administrativo doa sangue desde 2019 e se tornou doador de medula em 2020; o colaborador explica que seu tipo sanguíneo é O positivo. Para o rapaz, fazer a diferença é o que o motiva.  "Saber que minha doação pode salvar vidas", ressalta o jovem.
 
Quem pode doar sangue – Requisitos Básicos:

- Estar em boas condições de saúde
- Ter idade entre 16 e 69 anos
- O limite de idade para primeira doação é 60 anos
- Pesar, no mínimo, 50 kg 
- Apresentar documento de identidade com foto, emitido por órgão oficial: RG, carteira profissional, carteira de motorista, etc 
- Ter repousado bem na noite antes da doação (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas) 
- Evitar o jejum. Fazer refeições leves e não gordurosas, nas quatro horas que antecedem a doação